Reescrita da notícia

Texto da pedagoga Glaci Ferraz.

Iniciamos a aula separando os alunos em duplas, revisando quais são as partes do jornal, o que tem no jornal (tipos de textos), lendo notícias e reportagens de seu interesse. Escolhemos uma notícia e relatamos os principais fatos para os colegas. Retomamos quais dados são importante na escrita da notícia.
Após a parte oral da aula, escolhemos outra notícia onde cada grupo deveria identificar os seguintes elementos: personagens, fato, local (onde, quando, como), deveria selecioná-los, sublinhando. Em seguida reescreveram a notícia lida com suas palavras, atividades realizada no caderno de produção de texto.
Na sequência da aula os alunos fizeram a exposição de seus trabalhos lendo os para seus colegas.
O trabalho realizado com os alunos foi de grande valia, pois tinha como objetivo desenvolver o gosto pela leitura e escrita e também o raciocínio crítico, opinião sobre diversos assuntos que não são cotidianos. Os alunos gostaram da atividade e eu percebi que eles vêm melhorando seu vocabulário, a forma de ser expressar através do trabalho com o jornal, porque exige mais atenção por não ser uma leitura do cotidiano deles. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explorando um jornal

Apresentação Vamos Ler

Leitura de reportagem/entrevista/palestra.